Conheça a Dentadura Fixa

O que você pensa sempre que ouve a palavra “dentadura?” É um conjunto de dentes removíveis que fica em um copo enquanto a pessoa está dormindo? Esse tipo de prótese removível ainda existe, mas atualmente existe uma alternativa bem melhor e acessível: próteses fixas suportadas por implantes ou também chamada de dentadura fixa.

Uma dentadura fixa suportada por implantes (prótese protocolo) é um conjunto de dentes e gengiva, que fica na boca o tempo todo. Ela é firme e confortavelmente ancorado por alguns implantes dentários que se tornam parte integrante de seu osso maxilar, uma vez inseridos em um pequeno procedimento cirúrgico feito no consultório odontológico.

Dentadura fixa suportada por implantes é ideal para pacientes que tiveram a redução do osso maxilar e da gengiva, o que é um resultado inevitável após a perda dos dentes. O osso é um tecido vivo que precisa de estimulo constante para manter seu volume e densidade. Essa estimulação normalmente vem dos dentes; quando eles são perdidos, o osso que costumava envolvê-los e apoiá-los começa a diminuir. Se isso continuar, suas características faciais podem começar a mudar, resultando numa aparência mais envelhecida, por exemplo.  Infelizmente, usar dentaduras tradicionais podem acelerar esse processo, mas usar dentaduras fixas em implantes podem reduzir este processo de perda de volume ósseo. Isso vai fazer o usuário deste tipo de prótese parecer mais jovem.

Entenda melhor sobre dentadura fixa e dentadura tradicional
Como funciona?

Um implante dentário é um pino em forma de parafuso feito em titânio que funciona como uma raiz de dente. Como a raiz de um dente natural, ele fica no osso logo abaixo da gengiva. Os implantes de titânio, que tem uma caraterística de se anexar ao osso em um processo chamado osseointegração. É isso que faz com o que os implantes sejam firmes e confiáveis.

Os sistemas de implantes de última geração permitem uma quantia mínima de implantes para segurar um número máximo de dentes. Isso significa que com apenas 4 implantes podem ser suficientes ​​para suportar uma dentadura fixa completa (superior ou inferior). Além do mais, às vezes é possível realizar esse procedimento notável de mudança de vida em somente um dia!

As dentaduras fixas sobre implantes oferecem uma opção mais funcional e viável para a substituição de todos os dentes de uma arcada do que usar um único implante dentário para cada dente perdido, o que é menos praticável e recomendável – principalmente onde ocorreu perda óssea. A fim de restabelecer as proporções naturais dos dentes e gengivas com pouco volume ósseo, precisamos fazer uma prótese que contenha dentes e gengivas; caso contrário, os dentes substituídos parecerão excessivamente longos.

Como começar uma Dentadura fixa?

Um dos primeiros passos será a realização de uma Tomografia Computadorizada Tridimensional (3-D) de sua maxila/mandíbula para observar a localização de estruturas anatômicas como ossos, seio maxilar e nervos. Isso nos permitirá concluir quantos implantes serão necessários, proporção e localização ideal para eles. Também pode ser necessário a realização de um hemograma para avaliar a saúde geral do paciente.

Assim que os implantes estiverem colocados, podemos colocar uma prótese provisória – isto dependerá do travamento dos implantes, e permanecerá na boca de 3 a 6 meses aguardando o processo de osseointegração. Com uma cirurgia de implante bem planejada, as pessoas geralmente sentem pouco ou nenhum desconforto pós-operatório e começam a usufruir com dos dentes provisórios quase que imediatamente. No entanto, é interessante evitar alimentos duros, ou muito crocante até o período de osseointegração.

Quando a osseointegração é concluída, colocamos a dentadura fixa permanente que se ajustam melhor aos tecidos gengivais cicatrizados com mais precisão que a dentadura fixa provisória. Com esses dentes você pode comer sem receios, com segurança e conforto – e eles ficarão tão bem quanto a sua sensação e satisfação! Sua dentadura fixa exigirá os cuidados  tanto quanto os dentes naturais: escovação e uso do fio dental diários, exames regulares e limpezas por dentistas. Com uma higiene oral cuidadosa, a dentadura fixa suportadas por implante deve durar por muito mais tempo.

Se você pensa em fazer dentadura fixa em Goiânia, nos procure… Será um prazer te atender!

 

Conheça nosso Blog

Sobre Dr. Luiz Alves
Compartilhe
Abrir chat
Olá 😀,
Podemos te ajudar?